quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Biografia de Nietzsche

Na pequena aldeia alemã de Röcken bei Lützen, localizado em uma área de terras rurais do sudoeste de Leipzig, Friedrich Wilhelm Nietzsche nasceu a cerca de 10:00 em 15 de outubro de 1844. A data coincidiu com o 49 º aniversário do rei da Prússia, Frederico Guilherme IV, do qual Nietzsche foi nomeado, e que tinha sido responsável pela nomeação do pai de Nietzsche, como ministro da cidade de Röcken.
Os tios e avós de Nietzsche também foram ministros luteranos, e seu avô paterno, Friedrich August Ludwig Nietzsche, foi ainda distinguido como um estudioso protestante, um de cujos livros (1796), afirma a "sobrevivência eterna do Cristianismo".
Quando Nietzsche tinha quase cinco anos de idade, seu pai, Karl Ludwig Nietzsche (1813-1849) morreu de uma doença do cérebro (30 de julho, 1849) e a morte de seu irmão de dois anos, Ludwig Joseph, traumaticamente seguido seis meses depois (04 de janeiro de 1850). Tendo vivido apenas alguns metros de distância da igreja de Röcken, na casa reservada para o pastor e sua família, a Nietzsche deixou sua casa logo após a morte de Karl Ludwig. Eles se mudaram para próximo, em Naumburg an der Saale, onde Nietzsche (chamado de "Fritz" pelos seus familiares) morava com sua mãe, Franziska, sua avó, Erdmuthe, o pai de suas duas irmãs, Auguste e Rosalie, e sua irmã mais nova, Therese Elisabeth Alexandra.
Das idades de 14 a 19 (1858-1864), Nietzsche frequentou a escola primária de primeira, Schulpforta, localizada a cerca de quatro quilômetros de sua casa em Naumburg, onde ele se preparou para os estudos universitários.  A atmosfera da rígida educação escolar era refletida na sua longa história como um antigo mosteiro Cisterciense (1137-1540), com edifícios que incluíam uma capela românica do século 12 e uma igreja gótica do século 13. No Schulpforta Nietzsche conheceu sua convivência longa, Paulo Deussen (1845-1919), que foi confirmado ao lado de Nietzsche em 1861, e que se tornou um orientalista, o historiador da filosofia, e em 1911, o fundador da Sociedade de Schopenhauer. Durante os verões em Naumburg, Nietzsche levou uma música pequena e um clube de literatura chamado "Germania", e se familiarizou com o músico Richard Wagner através do clube de subscrição até o Zeitschrift für Musik. O adolescente Nietzsche leu também os românticos escritos dos alemães Friedrich Hölderlin e Jean -Paul Richter, juntamente com o controverso David Strauss - Vida de Jesus Examinada Criticamente (1848).
Após graduar-se em Schulpforta, Nietzsche entrou para a Universidade de Bonn em 1864 como um estudante de teologia e filologia, e seus interesses logo mudaram mais exclusivamente para a filologia - uma disciplina que se centra na interpretação de textos clássicos e bíblicos.
Inspirado por Ritschl, e seguindo-o para a Universidade de Leipzig, em 1865 - uma instituição localizada mais próxima da cidade natal Naumburg de Nietzsche - Nietzsche rapidamente estabeleceu sua própria reputação acadêmica através de seus ensaios publicados baseados em poetas do século 6aC, Theognis e Simônides, bem como em Aristóteles. Em Leipzig, ele desenvolveu uma estreita amizade com Erwin Rohde (1845-1898), um estudante de filologia e futuro filólogo, com quem corresponderia extensivamente nos últimos anos. Momento decisivo para Nietzsche, em 1865, foi a descoberta acidental de Arthur Schopenhauer - O Mundo como Vontade e Representação (1818) em uma livraria local. Ele estava então com 21 anos. A turbulenta e atéia visão do mundo de Schopenhauer capturou a imaginação de Nietzsche, e na medida em que o "perfume cadavérico" da visão de mundo de Schopenhauer continua a permear no pensamento maduro de Nietzsche, que ainda é motivo de debate acadêmico. Depois de descobrir Schopenhauer, Nietzsche lê o recém-publicado FA Lange -História do materialismo e crítica de seu significado atual (1866) - uma obra que critica as teorias materialistas do ponto de vista da crítica kantiana da metafísica, e que atraiu o interesse de Nietzsche, e em sua opinião de que a especulação metafísica é uma expressão de ilusão poética.
Em 1867, quando se aproximava da idade de 23 anos, Nietzsche entrou em seu serviço militar necessário e foi designado para um regimento perto da artilharia de campo para Naumburg, período em que ele vivia em casa com sua mãe. Ao tentar pular de montagem para a sela, ele sofreu uma lesão torácica grave e foi colocado em licença médica após a ferida do seu peito se recusar a cicatrizar. Voltou logo depois para a Universidade de Leipzig, e em novembro de 1868, conheceu o compositor Richard Wagner (1813-1883)
Wagner e Nietzsche compartilharam um entusiasmo por Schopenhauer, e Nietzsche - que tinha sido compositor de piano, participado do coral e da orquestra de música de piano desde que ele era um adolescente - admirado pela genialidade musical de Wagner, sua personalidade magnética e influência cultural. Wagner tinha a mesma idade do pai de Nietzsche teria, e ele também frequentou a Universidade de Leipzig, muitos anos antes. A relação de Nietzsche e Wagner era quase familiar e às vezes tempestuoso, e isso o afetou profundamente Nietzsche: escreveu em 1869 que sua amizade com Wagner foi a "maior conquista" de sua vida, quase 20 anos depois, ele ainda estar avaliando significado cultural de Wagner. Nesse ínterim - um ano antes da morte de Wagner e sete anos antes de seu próprio colapso - Nietzsche já estava lembrando saudosamente em 1882 sobre como os seus dias com Wagner foram os melhores da sua vida. Durante os meses da inicial do encontro de Nietzsche com Wagner, Ritschl recomendou Nietzsche para uma posição na faculdade de filologia clássica na Universidade de Basel. A universidade suíça ofereceu a posição de professor a Nietzsche, e ele começou a ensinar lá em maio de 1869, aos 24 anos.
Em Basileia, a satisfação do Nietzsche com sua vida entre seus colegas de filologia era limitada, e ele estabeleceu laços intelectuais mais estreitos com os historiadores Franz Overbeck (1837-1905) e Jacob Burkhardt (1818-1897), cujas aulas frequentou. Overbeck – que morou durante cinco anos na mesma casa que Nietzsche – tornou-se um próximo e duradouro amigo de Nietzsche, trocando muitas cartas com ele ao longo dos anos, e apressando-se para a assistência de Nietzsche em Turim, imediatamente após o seu colapso devastador em 1889. Nietzsche também cultivou sua amizade com Richard Wagner, e visitou-o muitas vezes em sua casa na Suíça. Nunca teve saúde excelente, ainda mais complicações surgiram do serviço de agosto-outubro de 1870 de Nietzsche como atendente de 25 anos durante a Guerra Franco-Prussiana (1870-71), onde participou no cerco de Metz. Ele testemunhou os efeitos traumáticos da batalha, tomou o cuidado com os soldados feridos, e contraiu difteria e disenteria.
O entusiasmo de Nietzsche, para Schopenhauer, seus estudos de filologia clássica, a sua inspiração em Wagner, sua leitura de Lange, seus interesses na área da saúde, a sua necessidade profissional para provar a si mesmo como um jovem universitário, e a sua frustração com a cultura contemporânea alemã, todos se uniram em sua primeiro livro - O Nascimento da Tragédia (1872) - que foi publicado em janeiro de 1872, quando Nietzsche tinha 27 anos.
Como Nietzsche continuou a sua residência na Suíça entre 1872 e 1879, visitou frequentemente Wagner em sua casa nova em Bayreuth, na Alemanha. Em 1873, ele conheceu Paul Rée (1849-1901), e durante este tempo, Nietzsche completou uma série de quatro estudos sobre a cultura alemã contemporânea - o Observações fora de moda (1873-1876) - que se concentram, respectivamente, em (1), o historiador da religião e da cultura crítica, David Strauss, (2) questões relativas ao social valor da historiografia, (3) e Arthur Schopenhauer (4) Richard Wagner, tanto heróica como inspirações para novos padrões culturais.
Perto do fim da sua carreira universitária, Nietzsche completou Humano, demasiado humano (1878) - um livro que marca uma viragem no seu estilo filosófico e que, reforçando sua amizade com a Rée, também termina sua amizade com o anti- Wagner semita, que vem sob o ataque de um mal-disfarçada de caracterização de "o artista." Apesar do estrago feito pela revista faz jus de O Nascimento da Tragédia, Nietzsche permaneceu respeitado em sua posição de professor na Basiléia, mas sua saúde continuou se deteriorando, o que levou a crises de enxaqueca, problemas de visão e vômitos, exigiu a sua demissão da universidade em junho de 1879, aos 34 anos. Neste ponto, ele tinha sido professor universitário durante dez anos, e tinha pouco menos de outros dez anos de vida intelectual produtiva restantes.
De 1880 até seu colapso em janeiro de 1889, Nietzsche levou uma existência como de errante ciganas, como um apátrida (tendo desistido de sua cidadania alemã, e não tendo adquirido a cidadania suíça), circulando quase que anualmente entre a casa de sua mãe em Naumburg e vários cidades suíças, alemãs, franceses e italianas. Suas viagens o levaram por toda a cidade costeira mediterrânea de Nice (durante o inverno), a vila alpina suíça de Sils-Maria (durante os verões, localizado perto da estância de esqui dia-presente de St. Moritz), Leipzig (onde cursou a universidade, e tinha esperança de retomar sua carreira de professor em 1883), Turim, Gênova, Recoaro, Messina, Rapallo, Florença, Veneza e Roma, não residindo em qualquer local por mais alguns meses.
Em uma visita a Roma em 1882, Nietzsche, agora 37 anos, reuniu-se Lou von Salomé (1.861-1.937), uma mulher russa 21 anos que estava a estudar filosofia e teologia em Zurique. Ele rapidamente se apaixonou por ela. Eventualmente, recusando-se a desenvolver seu relacionamento com Nietzsche em um nível romântico, o futuro da nossa amizade com ela Nietzsche e Paul Rée deu uma guinada para o pior, como Salomé e Rée deixaram Nietzsche e se mudaram para Berlim. Nos anos seguintes, Salomé seria um adjunto de Sigmund Freud, e ia escrever com uma visão psicológica de sua associação com Nietzsche.
Na manhã de 03 de janeiro de 1889, enquanto em Turim, Nietzsche sofreu um colapso mental que o deixou inválido para o resto de sua vida. Coincidentemente, em praticamente mesma data, 04 de janeiro em que seu irmão mais novo, Joseph, morreu muitos anos antes. Nietzsche, ao testemunhar um cavalo sendo chicoteado por um cocheiro na Piazza Carlo Alberto - embora este episódio com o cavalo poderia ser anedótico - jogou os braços em volta do pescoço do cavalo e caiu na praça, para nunca mais voltar à sanidade plena.
Alguns argumentam que Nietzsche sofria de uma infecção sifilítica (este foi o diagnóstico inicial dos médicos em Basileia e Jena), contraída ou quando era um estudante ou enquanto ele estava servindo como um atendente do hospital durante a Guerra Franco-Prussiana, alguns afirmam que o uso de hidrato de cloral, um medicamento que ele estava usando como um sedativo prejudicou o seu já enfraquecido sistema nervoso, alguns especulam que o colapso Nietzsche era devido a uma doença do cérebro que herdou de seu pai, alguns sustentam que uma doença mental gradualmente levou insano, alguns afirmam que ele sofria de um lento crescimento da base craniana tumor frontal, e alguns afirmam que ele sofria de síndrome do CADASIL, uma desordem hereditária do curso. A causa exata da incapacidade de Nietzsche permanece obscura. Que ele tinha uma extrema constituição sensível do sistema nervoso e tomou uma variedade de medicamentos está bem documentado como um fato mais geral. Para complicar a situação de interpretação, Nietzsche afirma em uma carta de abril de 1888 que nunca teve nenhum sintoma de um transtorno mental. Em contrapartida, temos Paul Rée escreveu em uma carta de 1897 que Nietzsche sempre foi desequilibrado.
Durante seus anos de criação, Nietzsche se esforçou para trazer os seus escritos na imprensa e nunca duvidou de que seus livros teriam um efeito duradouro cultural. Ele não viveu o tempo suficiente para a sua experiência histórico-influência no mundo, mas ele teve um breve vislumbre da sua propriedade intelectual crescente importância na descoberta de que ele foi objecto de 1.888 palestras proferidas por Georg Brandes (Georg Morris Cohen) na Universidade de Copenhaga, a quem dirigiu o referido abril 1888, correspondência e de quem recebeu uma recomendação para ler os trabalhos de Kierkegaard. colapso de Nietzsche, entretanto, seguiu logo depois.
Depois de uma breve hospitalização em Basiléia, que passou de 1889 em um sanatório em Jena, na Clínica de Binswanger e março 1890, sua mãe o levou de volta para casa para Naumburg, onde vivia sob seus cuidados para os próximos sete anos na casa que ele conhecia como um jovem. Depois que a mãe de sua morte em 1897, sua irmã Elisabeth - tendo retornado para casa do Paraguai em 1893, onde ela tinha ido trabalhar desde 1886 com o marido Bernhard Förster para estabelecer um ariano, anti-semita colônia alemã chamada "Nova Alemanha" ("Nueva Germania ") - assumiu a responsabilidade pelo bem-estar Nietzsche. Em um esforço para promover a filosofia do irmão, ela alugou o "Villa Silberblick," uma grande casa em Weimar, e mudou-se com Nietzsche e seus manuscritos recolhidos na residência. Esta se tornou a nova casa dos Arquivos Nietzsche (que havia sido localizado na casa da família para os três anos anteriores), onde Elisabeth recebeu visitantes que queriam observar o filósofo-incapacitado agora.
Em 25 de agosto de 1900, Nietzsche morreu na casa de campo quando ele se aproximou do seus 56 anos, aparentemente de pneumonia em associação com um derrame.Seu corpo foi transportado para o túmulo da família junto à igreja de Röcken bei Lützen, onde sua mãe e irmã agora também descansar. O Silberblick Villa acabou por ser transformado em um museu, e desde 1950, os manuscritos de Nietzsche foram localizados em Weimar, no Goethe- und Schiller-Archiv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário